Estratégia Empresarial com foco em Gestão com Pessoas

Muitas empresas pensam em estratégias focadas em planejamentos exclusivamente financeiros, ferramentas e instrumentos, análise de ambientes, mega projetos direcionando ao alvo "lucro certo". Contudo se esquecem de que o capital humano é de fator fundamental, que um colaborador motivado e satisfeito pode gerar resultados mais significativos e produzir além do esperado, além disso, garantir a sua fidelidade traz a redução da taxa de rotatividade que também não é positiva à saúde da empresa.

Por esta razão destaco o caso de sucesso da empresa carioca e familiar Fellini. O restaurante recebe há quase duas décadas o máximo conceito por parte dos seus colaboradores e consequentemente seus clientes cada vez mais satisfeitos.

Esta empresa familiar empreendedora identificou nos planos e políticas a variável fundamental que é a cultura empresarial. Usando os valores adotados no desenvolvimento dos planos e ações.

Tendo a "satisfação dos clientes internos e externos, oferecendo um atendimento personalizado, uma equipe permanentemente treinada, com uma comida saborosa e saudável oferecida a preço justo num ambiente limpo e familiar. " como missão, a empresa atingiu 62 colaboradores sendo 18 deles com mais de 10 anos de casa, 17 entre 5 e 10 anos e 27 com até 5 anos na empresa.

Em Estratégias Empresariais podemos ver que "o planejamento estratégico deve ser visto como um direcionamento para o futuro, em que todos devem ter conhecimento e desejo de participar. Por isso a missão e visão da empresa precisam estar bem formuladas, deve ser realizado um diagnóstico do que deve ser feito e onde esta deseja chegar." Por outro lado em Gestão com Pessoas "A natureza fundamental da competição é que a mudança é implacável e está aumentando. O cenário competitivo do século XXI conforme Hitt, Ireland e Hoskisson (2008, p. 6) "[...] a mentalidade administrativa tradicional dificilmente fará com que as empresas obtenham vantagem competitiva". Isto significa que o RH deve desempenhar um papel importante no esforço de melhorar a eficiência organizacional. Para que isto aconteça o setor não pode apenas se preocupar com questões administrativas, tem que se concentrar em questões como a maneira que uma empresa funciona em um nível muito fundamental e básico ". É bem oportuno aqui avaliar a estratégia do Fellini com foco em gestão de pessoas onde a sua principal característica é incentivar os colaboradores que queiram crescer e progredir em suas carreiras procuramos fazer com que essas pessoas entendam a necessidade do comprometimento, disciplina e determinação em suas atividades.

Entre as estratégias adotadas se destacam os processos de recrutamento, seleção e ambientação de novos colaboradores, "apadrinhamento" com o colaborador mais antigo que fica responsável por integrar e ajudar o novo no que for necessário. Treinamentos (em algumas áreas ocorre semanalmente). A remuneração e ótimos benefícios como viagens nacionais e internacionais, computadores, eletro-eletrônicos, empréstimos subsidiados, premiação na data do aniversário (R$ 200,00), Vale Fraldas (R$ 100,00), Vale Casamento (R$ 500,00). A preocupação com a qualidade de vida através de uma alimentação balanceada, plano de saúde adequado, anualmente a empresa oferece vacinas antigripais, entrega de remédios gratuitamente entre outras ações para prevenir doenças. A comunicação interna foi alvo de investimento onde os próprios colaboradores participam de comitês para discussão dos acontecimentos da empresa. O relacionamento com sindicado traz maior segurança aos colaboradores e satisfação uma vez que recebem também por ele a oportunidade de capacitação, assessoria jurídica, administrativa e fiscal. Uma ação que poucas empresas se preocupam é com a seriedade e respeito nas situações de demissões. As demissões ocorrem em última instância e com a ciência do fato pelo colaborador, contudo o mesmo é indicado para o banco de empregos do sindicato afim de ajudá-lo na reintegração no mercado de trabalho.

A vantagens de mercado obtidas pela empresa diante da estratégia adotada favoreceu sobre tudo a necessidade de menores investimentos com novos colaboradores e consequente maiores disponibilizando maiores investimentos aos colaboradores ativos devido a ter uma rotatividade mínima de pessoal.

Através do projeto pioneiro de desenvolvimento de aptidões, a empresa teve um grande aproveitamento do capital humano, oferecendo aos colaboradores mais oportunidades com conhecimento e remuneração (por exemplo: o garçom que também trabalha como salgadeiro, a atendente que prepara doces e o supervisor que monta computadores para o nosso programa de inclusão digital). Descobrindo novos talentos, a empresa conseguiu evidenciar papéis que cada um mais gosta de atuar e na falta de algum colaborador, o trabalho não pára.

As maiores vantagens obtidas com relação aos funcionários pela empresa diante da estratégia adotada foram sem dúvida o encorajamento ao crescimento profissional com programas de desenvolvimento frequentes. O trabalho da equipe é fortemente incentivado e, quanto meIhor o desempenho do grupo maior será a distribuição dos ganhos entre eles.

O cliente interno ganha, mas o externo também. A busca é pela obsessão pelo bom atendimento. Todas as reclamações e sugestões são ouvidas e o reconhecimento pelo bom atendimento também é remunerado.

"Na empresa existem diversas formas de reconhecimento salarial, sendo a principal o elogio e o agradecimento verbal, que de acordo com pesquisa interna foi eleito o item mais importante. É oferecida premiação em dinheiro para elogios vindos dos clientes e da gerência sempre que algum colaborador é destacado (R$ 50,00). Também premiamos as equipes de venda por produtividade (R$ 200,00) e Copa/Cozinha por economia nas utilidades (Luz, gás e água) bem como premiamos os campeões de conformidades (exigidas pela ANVISA) (R$ 50,00 por pessoa) eleição e premiação dos funcionários do mês (R$ 50,00) e agradecimento com foto e histórico em nosso Zine mensal, que é distribuído aos clientes. "

É interesse concluir como os colaboradores percebem que a empresa entende, respeita e os valoriza. Notamos que o caso "Fellini" de sucesso com foco em gestão com pessoas gera um ciclo vicioso onde quanto mais o colaborador está satisfeito mais ele atende melhor, os clientes indicam e retornam e o restaurante cresce.

ARTIGO:
PRÊMIO GESTÃO COM PESSOAS - LUIZ CARLOS CAMPOS:
RESTAURANTE FELLINI: FOCO EM GESTÃO DE PESSOAS
Tarcísio J.Araújo Jr.

Resumo
Ao longo dos 16 anos de empresa, todos os benefícios que foram criados, foram com o intuito de oferecer prêmios que tocassem no coração de nossos funcionários. Nada é mais gratificante do que viabilizar o sonho de fazer uma viagem, de ter um computador, de comprar a casa própria ou de ter um carro ou moto. A empresa sempre foi uma realizadora de sonhos, desembolsando a cada ano mais recursos para sua equipe, que trabalha motivada e são co-responsáveis pelo sucesso do restaurante.
Por se tratar de uma empresa familiar, as atividades de RH são voltadas para que os funcionários sejam felizes e motivados em suas atividades, o que proporciona um ótimo atendimento e satisfação de nossos clientes.
Não temos programas formais de sistemas de qualidade na empresa, oferecemos aos nossos colaboradores um treinamento constante através de práticas de atendimento para atingirmos o mais alto de nível de qualidade em serviços.
A empresa busca nos seus colaboradores aqueles com ambição e vontade de aprender e crescer em um ambiente de grupo, da mesma maneira espera-se que haja um comprometimento, determinação e disciplina para que se faça a cada dia o melhor. Em nosso ramo de negócio a oferta de mão-de-obra apesar de abundante lida com parte da população de menor poder aquisitivo, muitas vezes empregando pessoas vindas diretamente do interior do país com pouquíssima ou quase nenhuma instrução ou educação. Devido a essa dificuldade, a principal característica da empresa é incentivar as pessoas que queiram crescer e progredir em suas carreiras procuramos fazer com que essas pessoas entendam a necessidade do comprometimento, disciplina e determinação em suas atividades.
A principal ação desenvolvida pelo restaurante foi o projeto pioneiro de desenvolver junto aos colaboradores o incentivo a execução de uma segunda aptidão (por exemplo: o garçom que também trabalha como salgadeiro, a atendente que prepara doces e o supervisor que monta computadores para o nosso programa de inclusão digital). Tal ação permite que o colaborador possa ter mais oportunidades, além de proporcionar uma melhoria em sua remuneração. Incentivamos os colaboradores a mostrarem o que estão aptos a fazer, pois é importante a pessoa fazer o que gosta.
Na falta de alguém, a equipe não deixa a desejar porque um ajuda o outro.
Incentivamos com ajuda financeira diversos colaboradores em cursos profissionais e profissionalizantes.

Com este clima organizacional diferenciado e sob a supervisão de Tarcísio J. de Araújo, o Restaurante Fellini, fundado na cidade do Rio de Janeiro em maio de 1993, situado na rua General Urquiza, nº 104, Leblon / RJ - Cep: 22431-040, se apresenta para concorrer ao Prêmio Gestão com Pessoas Luiz Carlos Campos de 2009. 2

Introdução
O charmoso sobrado de esquina fica numa rua tranquila do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. E atrai tanta gente que são comuns filas na porta. O que é que torna o Fellini especial a ponto de lotar os seus 120 lugares no almoço e no jantar, chegando a atender 800 pessoas por dia? "O segredo é nunca cair na mesmice", resume o proprietário, Nelson Laskowsky. "Estamos o tempo todo experimentando novos pratos". Nosso bufê tem desde uma simples salada até iguarias finas, como lagosta, caviar ou escargot, não encontradas em cardápios a quilo. Investindo na gastronomia e na qualidade do serviço, conseguimos agradar e conquistamos uma clientela fiel.
O sucesso não caiu do céu. "Foi preciso quebrar a cara durante anos, até chegar aonde eu queria", revela Nelson, carioca nascido e criado na Zona Sul, de família de classe média, ele conta que nos tempos de estudante ganhou uma bolsa para fazer o curso de Administração na Universidade de Jerusalém. Lá, ficou morando numa república e foi trabalhar numa pizzaria. "Fiz de tudo, de lavador de panelas a cozinheiro e caixa" Quando voltou ao Brasil, em 1980, abriu em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, uma pizzaria no sistema de fast-food (servida em pedaços).
Não deslanchou. "Era o produto certo no lugar errado; como vender galochas no deserto", comenta. Decidiu tentar outra coisa, desta vez na Zona Sul.
Não existe "mico" - A oportunidade surgiu em 1993, quando Nelson descobriu o sobradinho do Leblon, antes ocupado por um restaurante. Estava a venda por um preço ótimo, mas o ponto era considerado "micado". Ele não se impressionou. "No começo me dei mal", confessa.
"Não redecorei a casa nem soube lançar o restaurante junto à mídia. Fazia uma boa comida, mas não tinha sucesso."
Foi aí que Nelson deu a virada na vida. Caí em mim. "Vi que precisava ter humildade e aprender", lembra. Começou a visitar outros restaurantes, a observar os pontos fortes e fracos. Só então deu partida em seu projeto. Arrumou a casa, reformulou o cardápio, com cerca de 80 opções a quilo; contratou bons chefs e ate um sushiman, que prepara na hora especialidades da cozinha japonesa. Injetou novo sangue ao serviço com uma gestão inovadora
O Fellini tem 62 funcionários e a família divide a direção, Ana Maria, que é nutricionista, supervisiona o cardápio e a mãe, Helena, ajuda a cuidar da parte financeira. Adepto da gestão participativa, Nelson promove reuniões com os funcionários para discutir o andamento dos negócios e oferece a eles vários
incentivos, além do seguro médico e odontológico e remédios. Quem dá uma boa idéia colocada em pratica ganha R$ 100,00. Tudo isso rendeu ao restaurante O Prêmio Procon de 1998. Há uma enorme falta de comunicação; os sindicatos não conseguem ainda unir a categoria e o dono de restaurante muitas vezes não sabe como aprender. Essa troca de experiências é fundamental, há espaço para todos.
Acredito que um restaurante é o melhor lugar para se trabalhar e ganhar dinheiro - desde que se resolva arregaçar as mangas e fazer o máximo.
O carioca Nelson Laskowsky, 53 ANOS, tem uma rotina invejável. Passa grande parte do tempo entre viagens internacionais, leituras sobre negócios e visitas a sites sobre administração na internet. Quando não está participando de feiras de alimentação pelo mundo afora, fica em casa, entretido com títulos como Marketing Boca a Boca (Ediouro), de Jerry Wilson, Como Valorizar e Recompensar seus 3 Funcionários, de Donna Deeprose, e Bons Clientes Ótimos Negócios, de James Unruh (os dois da Editora Campus). Com isso, frequenta pouquíssimo o Fellini, enquanto gasta suas horas tentando encontrar idéias que possam ser aplicadas na administração do restaurante. "Sou um felizardo", diz Nelson. "Afinal de contas, tenho tempo para pensar:"
Mas não é só a gastronomia de qualidade que garante o sucesso do Fellini. Em sua busca de informações, Nelson está encontrando meios para inovar na gestão do restaurante e conquistar a fidelidade de seus clientes. "Fazer comida linda é fácil", diz.
"O difícil é ter lucro." Há alguns anos ele resolveu dividir a gestão com seus 62 funcionários. Para isso, criou um comitê que discute em reuniões quinzenais tudo o que acontece no restaurante. Nas reuniões os empregados também opinam sobre contratações e podem sugerir que alguém seja mandado embora por alguma falha grave.
E todos têm um bom motivo para se preocupar com o dia-a-dia do Fellini:
Quanto meIhor o desempenho do grupo maior será a distribuição dos ganhos entre eles. Com a equipe motivada fica mais fácil manter uma das características mais marcantes do Fellini: a obsessão pelo bom atendimento.
A preocupação em manter-se antenado com a clientela vai mais além. Pelo menos duas vezes por ano, Nelson faz uma pesquisa com dois mil frequentadores do Fellini. Num questionário especial são feitas perguntas sobre a qualidade da comida, do atendimento e do ambiente.
Todas as reclamações e sugestões são ouvidas. Na última pesquisa, mais de 50% das pessoas classificaram o restaurante como "excelente". Ponto para o Fellini, que se beneficia do efeito multiplicador dessa avaliação. "Dê um sorriso todo dia e os clientes se tornam seus paladinos", afirma Nelson.

MISSÃO: Satisfação dos clientes internos e externos, oferecendo um atendimento personalizado, uma equipe permanentemente treinada, com uma comida saborosa e saudável oferecida a preço justo num ambiente limpo e familiar.
VALORES: Acreditamos na conduta empresarial baseada em padrões éticos de integridade e transparência.
VISÃO: Acreditamos no atendimento diferenciado e personalizado consolidando-se como uma empresa de qualidade, tendo como objetivo reter e permitir que cresçam os colaboradores, oferecer um preço justo aos clientes e manter a empresa profícua.
Provando ser possível ter uma operação aonde todos possam se sentir vencedores.
FILOSOFIA DA EMPRESA: Por termos conquistado com muito trabalho no decorrer desses 16 anos de existência uma sólida imagem de sermos um dos melhores restaurantes a quilo do Rio de Janeiro, essa liderança nos inspira e trás como mote procurar fazer melhor ainda do que foi feito no dia anterior.
PRODUTOS / SERVIÇOS:
Nossa atividade é um restaurante que envolve compra de produtos, processamento e venda aos clientes. Somos um bufê com cobrança a peso com uma proposta gastronômica e um atendimento diferenciado onde os donos participam diariamente das operações. Formamos uma base bem eclética de clientes principalmente pelo sistema de cobrança, que pela sua excelente relação custo-benefício atrai moradores, trabalhadores de empresas próximas e turistas. Pelo tipo de negócio que operamos atraímos um grande número de pessoas da 3ª idade.

Desenvolvimento
Acreditamos no atendimento diferenciado e personalizado para consolidar-se como uma empresa de qualidade, tendo como objetivo reter e permitir que cresçam os colaboradores, oferecer um preço justo aos clientes e manter a empresa profícua. Provando ser possível ter uma operação onde todos possam se sentir vencedores. Pelo fato da empresa não estar voltada para o crescimento através da abertura de novas filiais utilizamos a mão de obra como uma ferramenta de gestão de pessoal para mantermos a nossa excelência em atendimento e qualidade dos nossos serviços. Sempre enfrentamos os nossos desafios ao longo dos anos para sermos reconhecidos como o número 1 em gastronomia do Rio de Janeiro, seja num passado recente, no presente ou no futuro , tendo como compromisso manter nosso alto nível de satisfação dos clientes e dos funcionários. O modelo de gestão do Fellini foi premiado pelo Procon, recebendo o Selo Varejo, concedido pelo SEBRAE e pela Associação Comercial do Rio de Janeiro, fomos ganhadores do Great Place to Work 2008 e pelo Prêmio FECOMÉRCIO 2008, como uma das empresas que mais se destacaram no seu segmento. Outro título que o Fellini ostenta com orgulho é o de ser o primeiro restaurante exclusivo para não fumantes do Rio de Janeiro, o que rendeu também uma homenagem do Instituto Nacional de Combate ao Câncer em 2002. Indicado pelo júri da revista Veja Rio entre os destaques gastronômicos da cidade entre 2003 e 2006, além do Prêmio Água na Boca nos anos de 2001 e 2003 de melhor restaurante a quilo da Zona Sul. As entrevistas são realizadas em 2 etapas, sendo a primeira feita pelo preenchimento da solicitação e avaliação da gerência. A partir daí procuramos levantar as informações fornecidas pelo candidato através de ligações telefônicas para trabalhos anteriores, após essa etapa é feita uma entrevista pelos proprietários da casa, uma vez aprovado no exame médico o candidato recebe em seu primeiro dia um código de conduta para que conheça as regras de boa convivência com todos. Após a indicação o candidato se submete a uma ficha de solicitação de emprego, onde avaliamos se o candidato possui uma segunda aptidão, quais os critérios do candidato sobre o que seja uma boa empresa, como se constrói um bom ambiente de trabalho, quais os fatores que levarão ao sucesso, se o candidato já conhecia a nossa empresa e finalizando, procuramos saber qual sonho o candidato se propõe a realizar. Na empresa existem diversas formas de reconhecimento salarial, sendo a principal o elogio e o agradecimento verbal, que de acordo com pesquisa interna foi eleito o item mais importante. É oferecida premiação em dinheiro para elogios vindos dos clientes e da gerência sempre que algum colaborador é destacado (R$ 50,00). Também premiamos as equipes de venda por produtividade (R$ 200,00) e Copa/Cozinha por economia nas utilidades (Luz, gás e água) bem como premiamos os campeões de conformidades (exigidas pela ANVISA) (R$ 50,00 por pessoa) eleição e premiação dos funcionários do mês (R$ 50,00) e agradecimento com foto e histórico em nosso Zine mensal, que é distribuído aos clientes. A cada 15 dias há uma reunião com um comitê de funcionários para discutir o que acontece no restaurante. Nossas políticas de RH são comunicadas a equipe através de reuniões semanais. A empresa apóia uma mini creche no Vidigal com 57 crianças e um asilo com 48 pessoas idosas no Jardim Botânico. Os recursos disponibilizados pela empresa são utilizados para a reforma dos prédios, para a compra de mantimentos, agasalhos, utensílios e em todas as atividades que envolvam melhorias. Temos como objetivo principal proporcionar felicidade para todas essas pessoas. Com o nosso apoio, 57 crianças tem uma alimentação saudável, que muitas vezes não tem em casa e a oportunidade de ficar em um lugar agradável e com recursos, levando em conta que seus pais precisam trabalhar e não teriam com quem deixar seus filhos. Quanto ao asilo, tornamos a vida de 48 idosos mais agradável, pois muitos foram abandonados pela própria família, ficam recompensados em saber que através de nossa ajuda podem contar com o carinho das pessoas que tomam conta deles.

Recrutamento e Seleção Programa de integração (ambientação) de novos empregados: Após receber o código de conduta o novo colaborador é levado pela gerência para conhecer as instalações e ser apresentado a toda equipe. Designamos um colaborador mais antigo, de preferência da mesma área para que seja seu "padrinho" procurando ajudá-lo a se entregar o mais rápido possível. Também para algumas áreas é ministrado treinamento semanal.

Remuneração e Benefícios:
A empresa também oferece esporadicamente para seus destaques prêmios como: Viagens nacionais e internacionais, computadores, eletro-eletrônicos, empréstimos subsidiados, premiação na data do aniversário (R$ 200,00), Vale Fraldas (R$ 100,00), Vale Casamento (R$ 500,00). Tal política proporciona uma rotatividade mínima de pessoal, pois a equipe percebe que a empresa entende, respeita e valoriza seus colaboradores.

Qualidade de Vida:
A empresa preocupada com a saúde de sua equipe oferece uma alimentação saudável e balanceada, os funcionários usufruem do mesmo cardápio oferecido aos clientes e contam com o apoio de nossa nutricionista para orientá-los em suas refeições. Anualmente, os colaboradores tomam vacinas antigripais e recebem gratuitamente remédios. O próprio plano de saúde oferecido tem aspecto preventivo, pois permite ao médico solicitar exames periódicos para monitorar e prevenir doenças comuns e de fácil controle. Incentivamos a prática de esportes patrocinando o time de futebol de nosso restaurante que é formado principalmente pela equipe do salão e da cozinha. O time participa de vários campeonatos envolvendo outros restaurantes. Para promover o bem-estar físico e emocional da equipe, dispomos de uma verba para incentivo cultural (Teatro, Cinema, Museus, Esportes, Passeios Turísticos), observando que a programação é feita pela própria equipe. Oferecemos também premiações por desempenho, por elogio, para aniversariantes, custeio de viagens, gratificações em ocasiões especiais, tais como: casamentos (vale-casamento) e nascimento de filhos (vale-fraldas), além de termos um programa de inclusão digital (oferecemos computadores aos que ainda não possuem). A empresa também já ofereceu cursos de culinária saudável para quem queria aprender a fazer um prato balanceado, através da escolha por quantidade e alimentos certos, de acordo com as necessidades de cada um. A perda natural do peso e o ganho da consciência nutricional foram alguns dos objetivos do curso, que tinham aulas teóricas e práticas.

Comunicação Interna
Para inovar na gestão do restaurante e conquistar a fidelidade de seus clientes inovamos dividindo a gestão com seus 62 funcionários, para isso foi criado um comitê que discute em reuniões quinzenais tudo o que acontece no restaurante. Os integrantes do comitê opinam sobre contratações e podem sugerir que alguém seja mandado embora por alguma falha grave. Por se tratar de uma empresa familiar na qual os donos participam diariamente da gestão do restaurante a comunicação se torna mais fácil. Também é utilizado um livro de Avisos e Ocorrências diárias onde todos participam com sugestões e recomendações. Além disso, dispomos de um quadro de avisos.

Relacionamento com sindicato e terceiros:
Temos um bom relacionamento com o sindicato de nossa categoria, através do mesmo conseguimos cursos de especialização que mantém atualizados os nossos colaboradores, além de termos completa assessoria jurídica, administrativa e fiscal que são essenciais para o ramo de alimentação.

Comportamento frente a Demissões:
A empresa só demite o funcionário que tiver faltas seguidas não justificadas, baixa produtividade em suas funções ou fatos que desabonem sua conduta com nossos colaboradores ou clientes.
Indicamos ex-funcionários para o banco de empregos do nosso sindicato, procurando ajudar ao máximo o retorno deste funcionário ao mercado de trabalho.
Mantemos os benefícios aos funcionários demitidos durante o mês de sua demissão, para que o mesmo possa terminar seu tratamento dentário ou exames médicos que esteja fazendo.
O funcionário ao ser desligado fica ciente dos motivos que levaram a empresa a tomar tal decisão, esclarecemos os pontos fortes e fracos deste funcionário para que o mesmo possa corrigi-los em empregos posteriores. Temos casos de ex-funcionários que foram readmitidos, levando-se em conta o seu desempenho na empresa durante o período que nela trabalhou.
Incentivamos o primeiro emprego através da indicação de nossos próprios colaboradores, que devido ao excelente ambiente proporcionado pela empresa, trazem seus irmãos, primos ou sobrinhos que ainda não trabalharam, sugerimos a estes candidatos, que busquem começar sua vida profissional em funções mais simples, para poderem adquirir certa experiência profissional, e terem a chance de mostrar seu valor e seu potencial, para em seguida aspirarem a cargos de maior desafio.

Conclusão
O grande diferencial do Restaurante Fellini dá-se em função da sua gestão em busca da excelência de produtos e processos, ressaltando que em nosso segmento e em nosso tamanho nossas práticas são inéditas. Aqui é uma empresa que alcança o paradigma da administração "wim, win, win", vence o cliente, que tem uma excelente relação custo beneficio, vence o colaborador que trabalha motivado e comprometido e vence a empresa que se mantém profícua através dos anos, ou seja, uma operação onde todos são vencedores.
Os treinamentos, voltados para as equipes, priorizam pontos como gestão da fala, linguagem corporal, desenvoltura e articulação das palavras, capacidade de improvisação diante de situações inusitadas, capacidade de liderança e de trabalho em equipe. Estimulamos esses pontos para ter uma equipe espontânea. Os clientes têm que se sentir em casa e ter uma relação amigável com a equipe. Assim conseguimos clientes fiéis. É preciso saber lidar com a necessidade de cada cliente para manter a imagem da empresa.
O faturamento aumentou 20% depois do treinamento. Trabalhamos com vendas, então, ter uma equipe que saiba se comunicar é fundamental para o sucesso. A idéia é investir no que cada colaborador tem de melhor e aproveitar as habilidades individuais no dia-a-dia do estabelecimento.
Tempo de empresa dos funcionários.

Fonte: http://www.abrhrj.com.br/site/Premio/2009/CaseFELLINI.pdf.
REFERÊNCIAS:
SANTOS, Daniel Eduardo; LAMBERTI, José Renato; VIEIRA, Marcelo Cristian. Estratégias Empresariais. Paraná: Centro Universitário de Maringá, 2012, 90 p.
BARRETO, Magda Dei Tós; MORAIS, Lucélia Leite; SANTANA, Luciano Pereira. Gestão com Pessoas. Paraná: Centro Universitário de Maringá, 2012, 129 p.

SITES VISITADOS:
http://www.abrhrj.com.br/site/Premio/2009/CaseFELLINI.pdf. Acesso em: 01/05/2013
http://www.youtube.com/watch?v=l_VEgSKUHlo Acesso em: 01/05/2013
http://www.fellini.com.br/ Acesso em: 01/05/2013

Janiara de Lima Medeiros (Jani Medeiros)
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