O Gerenciamento do Relacionamento com Clientes.

O mundo contemporâneo sofre influências das novas tecnologias de comunicação e estas por sua vez refletem sua inovação na globalização e movimentação de mercados.

A agilidade da informação é incontida e por isso temos cidadãos, consumidores, detentores cada vez mais da informação sendo elas positivas ou não a respeito de produtos, marcas e empresas.

Várias são as formas eficientes de pesquisas de marketing que podem ser realizadas desde a exploratória até a conclusiva (descritiva ou explicativa) e a partir delas temos pesquisas com várias bases de consumidores: ativos, inativos, prospects, de satisfação, debates entre grupos de afinidades, testagens, ...

Os profissionais de marketing não têm obrigação de revelar para os consumidores as informações que estão sendo obtidas sobre eles desde que utilizada para a própria empresa afim de melhor satisfazer seu cliente em expectativas, anseios e desejos. Porém, como conseguimos identificar a comercialização ilegal de banco de dados entre empresas, afim de dar confiança ao cliente, é importante informá-lo de sobre como estas informações serão usadas.

Deixar claro que a coleta de informações é justamente para melhor atendê-lo, literalmente. O feed back aos clientes pesquisados com o agradecimento e o resultado da pesquisa demonstra a importância que a empresa deu à ação e por tê-los feito parte do processo.

O importante acima de tudo é construir, desenvolver e manter uma imagem transparente e ética e para isso se faz parte a coleta e tratamento das informações.

Além das pesquisas mais tradicionais, com o avanço da mídia digital, as pesquisas feitas através de debates e enquetes são cada vez mais frequentes e favoráveis. Como estas são públicas, se torna mais tranquilo para o cliente interessado participar e não se deter a insegurança de utilização de informações. O bacana deste tipo de pesquisa é a interação da empresa com o consumidor afim de trazê-lo mais para perto e envolvê-lo com respeito, seriedade e sinceridade, fazendo-o parte da equipe

Sucesso!

Janiara de Lima Medeiros (Jani Medeiros)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3544078470911638